sexta-feira, 29 de abril de 2011

Novas práticas desportivas: KIN-BALL



Na tentativa de arranjar novas formas de motivar os seus alunos, um professor de Educação Física canadiano - Mario Demers - inventou, em 1987, um novo desporto: o Kin-Ball.
As regras estão orientadas para promover valores como o “fair-play”, o espírito de equipa e a competitividade, assim como para punir atitudes de desrespeito para com adversários e os árbitros.
Mas afinal como se joga? Num campo de 20mx20m, três equipas, constituídas por quatro jogadores, jogam ao mesmo tempo. Cada equipa usa uma cor: preto, cinza ou rosa. A base do jogo é o serviço: três elementos da equipa seguram a bola enquanto o quarto elemento está de pé. Os adversários espalham-se da forma mais equilibrada possível pelo campo para que não existam grandes espaços vazios. O tal quarto elemento profere a palavra “OMNIKIN” seguida da cor de uma das equipas adversárias e bate a bola. Ex: “OMNIKIN- ROSA!” A equipa que foi nomeada terá de evitar, a todo o custo, que a bola atinja o chão. Se o fizer, é a sua vez de servir. Se não, é ponto para as outras duas equipas. Depois, existem várias regras que tornam o jogo mais dinâmico (tempo limite para servir, distância mínima que deve ser percorrida pela bola…) Confuso? É natural, ao vivo é outra coisa.

Sem comentários: